O Carnaval está chegando, tempo de festas, de alegria, de curtição! Porém justamente nessa época acontecem os mais graves acidentes, sejam eles relacionados a acidentes de trânsito ou até mesmo acidentes pessoais.

Vai viajar? Tome muito cuidado, nessa época aumenta a probabilidade de acidentes de trânsito.

  • Lembre-se que o carro deve passar por uma revisão completa antes de qualquer viagem: freios, óleo, pneus, estepe, tudo deve ser verificado!
  • Não pegue o carro para dirigir sem estar em condições. Se curtiu muito o carnaval e está cansado, ou comemorou muito bebendo aquela cervejinha? Descanse e dirija somente após estar restabelecido e em plenas condições físicas e mentais, ou pegue um táxi ou vá de carona com quem não bebeu.
  • A estrada está com um trânsito muito intenso, devido ao grande número de pessoas? Programe-se! Deixe para viajar depois que o trânsito melhorar ou saia antes que piore! Nada melhor que um motorista prevenido.

Algumas pessoas deixam de lado a segurança e cometem imprudências no momento que seria para aproveitar. As praias, piscinas e cachoeiras costumam ser relacionados a traumatismos, lesões e em alguns casos até a morte.

Se estiver com sua família, não deixe crianças brincando sozinhas, mesmo que elas saibam nadar, não têm a devida percepção de risco. Até os adultos que, deveriam ser mais conscientes, cometem erros gravíssimos nesses lugares, imagine o que não pode acontecer a uma criança?

Esteja sempre atento às placas sinalizadoras de áreas de risco. Não deixe seus filhos sozinhos. Procure sempre estar junto das pessoas que conhece. Não vá sem companhia fazer passeios em locais muito isolados. Aja com consciência!

Há ainda outro tipo de acidente que também traz graves consequências para as pessoas. Muitos consideram o carnaval um período em que tudo é permitido e acabam passando dos limites. Várias pessoas acabam “esquecendo” de se prevenir na hora das relações sexuais e depois que o momento de alegria acaba enfrentam uma realidade nem sempre muito agradável. Nessa época do ano o número de pessoas contaminadas por DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) aumenta drasticamente.

Como diziam nossas avós “Vale mais a pena prevenir do que remediar”. A doença não escolhe a pessoa por sua aparência física, não se deixe enganar por um rostinho bonito. Use camisinha sempre!

Para que todos possam aproveitar bem o carnaval e curtir todos os dias com alegria, não custa nada tomar medidas preventivas para não estragar a folia. Bom carnaval, com consciência, a todos!

 

Karina Monteiro – Técnica de Segurança de Trabalho EMBRASP