Ter ou trabalhar em um comércio, um ambiente aberto ao público onde qualquer pessoa tem acesso, gera algumas preocupações. A qualquer momento, pessoas com más intenções podem agir, gerando prejuízos.
Existem alguns cuidados que todo comerciante deve ter para preservar seu estabelecimento, e manter a segurança dos produtos, funcionários e clientes.

A vulnerabilidade de um ambiente é sempre um fator que os criminosos levam em consideração. É medido o esforço que terão de fazer para realizar o crime, o risco de serem identifi cados ou presos, e a recompensa se a ação for bem sucedida. Dessa forma, se o comerciante manter um ambiente que dificulte a ação de criminosos, fazendo o risco e o esforço serem maiores que a recompensa, é possível diminuir a chance de algo acontecer.

Não dispense a Segurança Eletrônica e Monitoramento!

Apenas uma ou duas câmeras, por vezes até desligadas, não inibem mais a ação de bandidos. Mas uma boa opção é dispor de um sistema de segurança eletrônica e monitoramento, que poderá identifi car remotamente qualquer ação suspeita, acionar uma
equipe com agilidade para resolver a situação.

Mantenha a visibilidade

Um estabelecimento bem iluminado, com vitrines e portas que permitem uma boa visibilidade da rua, o que difi culta a ação de criminosos, pois aumenta o risco de que outras pessoas identifiquem o que acontece no interior da loja.

Vizinhança solidária

Manter um bom relacionamento com os moradores e demais comerciantes da região fortalece a segurança de todos. Estabelecer uma rede de contatos, ajuda a identificar quando pessoas mal intencionadas circulam pela região.

Ambiente limpo e organizado

A ordem e limpeza dos ambientes torna o controle sobre produtos e circulação de pessoas mais fácil. Destine corretamente o lixo, mantenha calçadas e jardins bem cuidados, troque as lâmpadas queimadas, e organize prateleiras e produtos. Não esqueça, uma loja segura estimula as vendas.