Uma empresa é feita de pessoas, são várias culturas, tradições, formações, gênios e educação que juntas compõem seu capital mais importante. Para garantir que as atividades se desenvolvam de forma eficiente é importante que essas diferenças sejam respeitadas, a fim de evitar as quedas de produtividade causadas por divergências, dissensões e a perda de tempo e energia em preocupar-se mais com a vida do outro do que com o seu trabalho. O processo produtivo de uma corporação se assemelha a uma engrenagem, cujo mal funcionamento, mesmo que de apenas uma das partes, prejudica todo o produto final da atividade.

Da mesma forma acontece com a Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, respeitar as normas e padrões da empresa é tão importante quanto respeitar o próximo, não colocando a vida do colega, da empresa e a sua própria em perigo. Se o funcionário respeita seu local de trabalho automaticamente respeitará as normas e o próximo como a si mesmo.

É ótimo fazer parte de um ambiente que propicie alegria de trabalhar, de colaborar e entregar o melhor de nós. O Ambiente de Trabalho salubre se caracteriza pela harmonia no dia a dia e colocar em prática essas dicas contribuem para a construção de um.

Ambiente de Trabalho mais Salubre e Agradável:

  • Seja cordial com todos, não faça acepção de pessoas
  • Respeite seu próximo, chame-o pelo nome
  • Fale as palavras mágicas: por favor, obrigado, com licença, bom dia, boa tarde e boa noite, são  sempre bem-vindas
  • Acredite no ser humano, não olhe para os defeitos dos outros, corrija os seus
  • Faça o seu melhor, estude – o aperfeiçoamento é o melhor caminho
  • Respeite as normas internas, colabore com o que puder, vá além do que esperam de você em todos os sentidos

Nosso trabalho é o que de alguma forma irá nos promover na vida, seja profissional, econômica ou pessoal. É nele que passamos a maior parte dos nossos dias e ir para o local de trabalho simplesmente para bater o cartão e fazer todos os dias a mesma coisa e voltar para casa, deve ser frustrante. O ideal é que o trabalho seja uma mola propulsora na vida, você colaborando com a empresa, com as normas e com os demais colegas de trabalho e que a empresa seja um canal de engrandecimento, valorizando o capital humano, capacitando-o e moldando para a formação de um grande cidadão. A Segurança é dever de todos! Participe! Faça a sua parte!
Por: Karina Monteiro, Técnica de Segurança de Trabalho EMBRASP Joinville.