Já há alguns anos a sensação de insegurança na região de Joinville vem crescendo no mesmo compasso em que a força pública de segurança, Policias Militares e Polícia Civil vem perdendo contingente humano, reduzindo sua capacidade de repressão e investigação. Deve-se apesar disto elogiar os esforços dos bravos homens que compões estas organizações que a despeito das dificuldades impostas pelo governo vem fazendo o seu máximo para proteger a sociedade.

Os motivos de tal crescente insegurança são velhos conhecidos como a falta de educação de qualidade para a população, as desigualdades econômicas na sociedade (agravada pela crise econômica), a desestruturação dos lares, o grande negócio do tráfico de drogas, as fações criminosas, o que gera a banalização da vida humana por consequência.

As dificuldades estão postas, como resolvê-las? Talvez impossível em nosso país, mas minimizar e aumentar a sensação de segurança, isto é possível.

Temos algumas ações que nós podemos tomar para contribuir:

  • Nós como pessoas da comunidade devemos fazer a nossa parte, cuidando melhor do que nos pertence (casa, veículos, aparelhos, etc.), tendo muita atenção quando em locais públicos, não se postar de forma distraída, entre várias dicas de segurança já tão anunciadas e ensinadas.

Um outro grande segmento de segurança que nos está disponível é a Segurança Privada. São empresas de monitoramento eletrônico de alarmes, de vigilância humana, de escolta armada, de rastreamento veicular que se complementam de forma técnica e eficiente, contribuindo para trazer maior sensação de segurança.

O Núcleo de Segurança da Ajorpeme congrega todos estes serviços e traz para o contexto desta corrente de segurança os fornecedores de equipamentos, escolas de treinamento, técnicos de instalação. O grande objetivo é que de forma conjunta o segmento privado possa colaborar e ser efetivo, somando forças para o combate a criminalidade.

Entre as ações do planejamento estratégico do núcleo está o estreitamento de esforços com os órgãos de segurança pública no sentido de um apoio de informações estratégicas de eventos de insegurança ocorridos na nossa região. Neste ano temos evolução importante neste sentido.

O núcleo tem alguns potenciais destaques que fomentam a discussão e ensinamentos no segmento de segurança:

  • Participação nas principais reuniões, encontros, debates oficiais sobre segurança na cidade representando a diretoria da Ajorpeme e prestando apoio às suas decisões,

  • Temos um colega do núcleo que apresenta um programa semanal falando de segurança em rádio local,

  • A disponibilização de um especialista em segurança (de nível nacional) que participa do núcleo para a coordenação, treinamento e apresentação de soluções em segurança,

  • A união das grandes empresas do setor privado da nossa região (através da Ajorpeme) prestando um grande serviço à comunidade.

  • A prestação de consultoria de segurança para os associados da Ajorpeme. Queremos que todos estejam mais seguros.

Desta forma, o Núcleo de Segurança quer ser ativo e eficaz na colaboração com a nossa comunidade. Novas ações serão desenvolvidas ao logo deste ano e sempre estaremos a disposição dos associados da Ajorpeme, seus núcleos e diretoria.

A prevenção é uma das formas mais eficazes para evitar as ocorrências dolorosas em segurança. Aprender é fundamental. Coloquem os seus projetos de segurança como prioridade. Não deixem primeiro acontecer para depois pedir ajuda especializada. Consultem o núcleo da Ajorpeme.

Adriana Gaertner Borges
Presidente do Núcleo de Segurança

Fonte – Ajorpeme.com.br